Piscina Aquecida

Os principais órgãos que definem as condições ideais para a prática de atividades físicas na água são representados pela FINA (Federação Internacional de Natação); CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos); AEA (Aquatic Exercise Association) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Eles informam as seguintes temperaturas:

  • Piscinas destinadas somente para natação (adultos e crianças acima de 3 anos): temperatura ideal de 25° a 28°C.
  • Piscinas destinadas somente para natação bebê (abaixo de 3 anos): temperatura ideal de 30°C a 32°C.
  • Piscinas destinadas somente à hidroginástica: temperatura ideal de 28°C a 30°C.


Na Virando Peixe, como compartilhamos a mesma piscina para modalidades distintas, como a natação adulta e infantil e a hidroginástica, a temperatura adotada varia entre 28°C e 30°C.
O grande problema na hora de escolher a temperatura ideal da piscina é que quando ao entrar na água a 28°C, a pessoa geralmente acha que a água está fria, pois a temperatura de seu corpo está acima de 33°C. Nota-se então, que as temperaturas são mais baixas do que a temperatura corporal. Assim, quando o aluno entra na piscina, é absolutamente normal e previsto que sinta a água “fria”. Porém, com os exercícios feitos na aula, naturalmente e em poucos minutos o aluno acostumará com a temperatura da água durante o período de aula, que varia de 30 a 50 minutos.

Quando o exercício é praticado em intensidades mais altas e em piscinas com temperatura da água mais quente (acima de 30ºC), o risco de uma hipertermia é alto. Ao se observarem sintomas como sensação excessiva de calor, falta de ar, boca seca ou tontura, o exercício deve ser interrompido e a hidratação realizada.

É importante lembrar que a sensação de frio ou calor pode sofrer influência de variações individuais e por grupos específicos (ex: gestantes, idosos, atletas), em função da quantidade de receptores de temperatura na pele, da eficiência da comunicação dessas informações no organismo do indivíduo e suas devidas medidas de termorregulação (individuais) e das alterações hormonais que consequentemente modificam o metabolismo.